Quanto mais você bebe, mais seu cérebro encolhe, disseram cientistas nesta segunda-feira. Muitos estudos demonstram que o consumo moderado de álcool pode ser bom para o coração. Mas o grupo liderado por Carol Ann Paul, da Faculdade Wellesley, em Massachusetts, comprovou que a bebida não evita a perda do volume cerebral acarretada pela idade.
A tendência era mais notável em mulheres do que em homens, o que pode se dever à maior sensibilidade feminina aos efeitos do álcool e à menor massa corporal. “Sabe-se que as pessoas que bebem têm um declínio no volume cerebral. O que eu estava procurando era um efeito protetor nas pessoas que bebem uma a sete doses por semana”, disse Paul por telefone.
“Minha expectativa era de que seria protetor. E não foi assim”, acrescentou ela, que realizou o estudo quando estava na Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston. As conclusões foram baseadas em dados de 1.839 norte-americanos de 33 a 88 anos, que fizeram relatos sobre o seu consumo de álcool e tomografias por ressonância magnética. Eles fazem parte de um estudo mais amplo em andamento em Massachusetts.
Comentário do Blog:
1839 norte-americanos? Não precisava nada disso. Era só ouvir uns dois ou três pronunciamentos do Lula que o pesquisador chegaria na mesma conclusão.
0 respostas Até agora ↓
Ainda não há comentários... chute o balde preenchendo o formulário abaixo.